“Nordeste Arretado” vai ser apresentado em João Pessoa nesta quinta-feira: objetivo é divulgar os estados da PB, PE, RN e AL

Notícias

Ocorre em João Pessoa, nesta quinta-feira (27), a apresentação do projeto ‘Nordeste Arretado’ para agentes de viagens, jornalistas e profissionais que atuam no Turismo na Paraíba. O evento será realizado nas dependências do Hardman Hotel, na praia de Manaíra, a partir das 18h. O objetivo do ‘Nordeste Arretado’ é fomentar e incentivar o compartilhamento dos roteiros turísticos dos quatro estados nordestinos (Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Alagoas), que são muito próximos e estão interligados por rodovias e aeroportos num raio de 600 km. Isso facilitaria aos turistas de todo o Brasil, e do exterior, programarem suas férias de uma semana ou mais dias, conhecendo vários destinos.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, explica que o projeto tem total apoio do Ministério do Turismo (MTur) e teve o seu lançamento oficial realizado na cidade de São Paulo, no início de dezembro de 2021. Na ocasião, houve a exposição “Experiência Nordeste Arretado” que durou duas semanas no shopping Vila Olímpica com música, artesanato, interações, e outros atrativos do quatros estados. Também foi apresentado o projeto Nordeste Arretado para jornalistas especializados, influenciadores digitais, agentes de viagens e operadores de turismo.
Na última terça-feira (25), ocorreu o lançamento do projeto em Maceió (AL) com a presença do ministro do Turismo Gilson Machado. Ao todo serão 14 etapas em 13 estados brasileiros. Partindo do lançamento em São Paulo e em Maceió, segue para as apresentações em Recife (26/01), João Pessoa (27/01) e Natal (28/01). Na sequência, o projeto será apresentado nas principais metrópoles do país. As cidades foram selecionadas de acordo com o potencial emissivo para os destinos do projeto e acessibilidade aérea.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, destacou que a ação é de suma importância nesse momento de retomada do turismo, mesmo com a pandemia da Covid-19, quando as pessoas começam a viajar. “Queremos formar uma rede com o melhor de cada localidade, em uma única plataforma. Não queremos prevalecer sobre nenhuma outra região do País ou órgão governamental e empresarial. Nosso único objetivo com a campanha e com o site é viralizar a viagem nacional para os quatro estados. Vamos despertar nas pessoas o desejo de explorar o próprio país. Nordeste Arretado é mais que uma campanha conjunta sobre turismo, é sobre relacionamento, pertencimento e unidade”, comentou Luciana Fernandes da BBG Brasil, que desenvolve o projeto para os quatro estados .
Segundo Victor Bauab, também da BBG Brasil, “a ideia é promover a identidade nordestina ao máximo, mostrando a capacidade do turismo desses quatro estados em atender a uma gama de atrações capazes de atingir a todos os públicos. Há Sol, praia, cultura, esporte, enfim, tudo se encontra a 600km de distância, desde o sul de Alagoas ao norte do Rio Grande do Norte. Então, o projeto incrementa a permanência média do turista e gera um aumento na Receita para todas as regiões”.
Em cada um dos 10 eventos confirmado são esperados, em média, 120 profissionais. Os roadshows são preparados para garantir todas as medidas de segurança e proteção dos participantes. Nos eventos será possível realizar capacitação de agentes, realizar networking e trocar experiência. A estimativa da organização é impactar diretamente mais de 5 mil profissionais de turismo, sendo 2 mil presencialmente.
Durante os roadshows haverá a promoção conjunta dos destinos, com ações itinerantes de capacitação, promoção e apoio à comercialização para profissionais do setor. O objetivo da ação é incentivar viagens interestaduais e de forma unificada, o que aumenta a competitividade dos destinos nacionais, gera emprego e renda para os estados participantes.
Para saber mais sobre os roadshows, bem como informações de como participar, basta acessar o site www.roadshownordestearretado.com.br. O Nordeste arretado conta com a iniciativa da BBG BRASIL, holding que atua na gestão de empresas de turismo e diversos outros segmentos, representando-as no mercado nacional e internacional.

Confira a programação:
31/01 – Etapa Goiânia
01/02 – Etapa Brasília
02/02 – Etapa Belo Horizonte
03/02 – Etapa Rio de Janeiro
07/02 – tapa Porto Alegre
08/02 – Etapa Curitiba
09/02– Etapa Campinas
10/02 – Etapa Ribeirão Preto
14/02 – Etapa Cuiabá
15/02 – Etapa Campo Grand