Com apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), acontece no próximo dia 30 de outubro e 1º de novembro, no campus João Pessoa da UFPB, o SIBEN 50mais – Simpósio do Bem Envelhecer. O evento reúne palestrantes e convidados de diversas partes do Brasil para debater o envelhecimento humano, explorando temas como lazer, saúde integrativa, turismo, economia criativa e transição de carreira para pessoas com 50 anos ou mais.
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e serão realizadas até esta quarta-feira (16). Os interessados devem acessar o link disponível na bio do Instagram @siben50mais e preencher o formulário. A proposta do evento é promover uma discussão sobre o bem envelhecer, saúde, turismo e negócios para o público 50mais, apresentando um espaço que vai reunir pessoas com atuação nos setores público, privado e do terceiro setor.
Conforme os organizadores do SIBEN 50mais, a realização do evento em João Pessoa tem um significado muito especial. Nos últimos anos, a capital da Paraíba se descobriu com uma vocação para a saúde, o bem-estar e lazer de muitas pessoas, em especial, muitos envelhescentes e idosos que têm escolhido a cidade para fazer turismo, em diferentes épocas do ano, e também como uma nova moradia após a aposentadoria. Essa decisão ocorre após uma associação da cidade como lugar que tem promovido a qualidade de vida para as pessoas.
Segundo a professora Dilma Brasileiro, copresidente do SIBEN 50mais, para debater essa temática, o simpósio vai estimular a criação de novas estratégias de lazer e turismo voltadas para o público envelhescente e idoso, além de ampliar as ações voltadas às práticas corporais integrativas, esportivas, de turismo na natureza e de cultura destinadas a este público. “A proposta é fortalecer vínculos entre gestores, empreendedores do lazer e do turismo, profissionais e estudantes da área do envelhecimento humano, permitindo a troca de saberes e a discussão de ações conjuntas para a cidade de João Pessoa e para o estado da Paraíba”, ressaltou Dilma Brasileiro.
Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destaca que o turismo para pessoas com 50 anos ou mais está crescendo. Esse público busca experiências enriquecedoras, segurança e conforto. “Muitos visitantes, especialmente após a aposentadoria, são atraídos pela ideia de viver na Paraíba. A combinação de custo de vida acessível, belas paisagens tranquilidade e qualidade de vida impulsiona essa decisão. É fundamental discutir essa temática em evidência”, comenta.
Parcerias
O SIBEN 50mais tem como parceiros o Sebrae, Sesc e Sicredi/Creduni. Também colaboram com o evento a PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, a Acqua R1, agências de turismo, estúdios de práticas corporais e pequenos empreendedores dos segmentos de saúde e lazer que trabalham com a população envelhescente e idosa.