O marketing digital se tornou uma ferramenta essencial para destinos turísticos, permitindo que eles mostrem seus atrativos e eventos de forma eficaz para atrair turistas. Um exemplo notável desse fenômeno é o crescimento exponencial das redes sociais, como o Instagram @destinoparaiba, que apresentou um impressionante aumento de 320% em 2024, comparado ao ano passado.
Esse crescimento robusto é resultado de uma estratégia de conteúdo bem elaborada pelas Coordenações de Comunicação e Presença Digital da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). O aumento no alcance orgânico reflete o crescente interesse de agentes de viagens, profissionais de setor em conhecer os encantos da Paraíba, além da eficácia das ações assertivas desenvolvidas nas redes sociais. Com um conteúdo que destaca belezas naturais, cultura, gastronomia, artesanato e eventos locais, a conta tem conseguido engajar um público cada vez maior.
Enquanto isso, a conta institucional @pbturgovpb também apresentou um crescimento significativo, com um aumento no alcance orgânico de 272,8%, evidenciando a procura por matérias que envolvem o turismo paraibano e as ações da Empresa. O aumento no alcance orgânico indica que a conta tem conseguido engajar seu público de maneira eficaz, sem depender exclusivamente de anúncios pagos.
Samara Melo, coordenadora do setor de Presença Digital da PBTur, comentou: “Estamos muito felizes com esse resultado, que mostra o quanto a Paraíba está atraindo a atenção de turistas. Nosso objetivo é inspirar as pessoas a explorar as riquezas do nosso estado e criar memórias inesquecíveis durante suas visitas”, ressaltou.
Um estudo divulgado pelo Ministério do Turismo no início deste ano revelou que 47% dos viajantes brasileiros fazem sua primeira busca sobre um destino nas redes sociais, seguidos por amigos e familiares (45%). Isso demonstra como as plataformas digitais se tornaram fundamentais na escolha de destinos, aumentando a necessidade de uma presença marcante e envolvente nas redes sociais.
“Na PBTur, acreditamos firmemente que a comunicação é uma ferramenta fundamental para impulsionar o turismo na Paraíba. Produzindo conteúdos que evidenciam os investimentos e iniciativas do Governo do Estado, buscamos destacar a diversidade e a riqueza que a Paraíba oferece. Focamos em temas essenciais como hotelaria, eventos e geração de empregos, além de compartilhar feedbacks sobre os resultados dos nossos esforços. Nossa missão é mostrar o que o nosso Estado tem de melhor”, afirma Cibelly Correia, Coordenadora de Comunicação da PBTur.
A visibilidade do turismo da Paraíba ganhou um impulso significativo durante a Feira Travel Next, realizada em Minas Gerais, onde as plataformas digitais da PBTur foram reconhecidas como “DESTINO DESTAQUE EM MARKETING DIGITAL” pela CEO do evento, Rúbia Coser. “Tivemos a satisfação de sermos reconhecidos ao lado de autoridades e personalidades do setor. Isso demonstra que nosso trabalho e dedicação em promover a Paraíba estão sendo relevantes e nos impulsiona a continuar fortalecendo o turismo paraibano’, afirmou Ferdinando Lucena, presidente da PBTur.