Atividades turísticas geram quase 38% das vagas com carteira assinada no setor de serviços na Paraíba

Notícias

Em novembro de 2024, as atividades turísticas na Paraíba desempenharam um papel importante na geração de empregos formais, respondendo por quase 38% das vagas com carteira assinada no segmento de Serviços, o que corresponde a 1.028 postos de trabalho, conforme os dados mais recentes divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Novo CAGED. O setor de Alojamento e Alimentação se destacou, com um saldo positivo de 464 novas vagas, representando um crescimento de 1,91% em comparação ao mês anterior. Este segmento sozinho foi responsável por mais de 17,5% dos novos empregos no setor de Serviços no estado.

O setor de Arte e Cultura também teve um bom desempenho, com um crescimento de 2,50%, o que resultou na criação de 81 novos postos de trabalho com carteira assinada. No total, a Paraíba registrou 2.720 novas vagas formais, fruto de 18.521 admissões e 15.801 desligamentos. João Pessoa se destacou como a cidade com o melhor desempenho no estado, gerando 1.529 novas vagas formais e elevando o total de empregos formais na capital para 212.935.

Para Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, esses resultados são um claro reflexo do trabalho conjunto entre o setor público e privado para promover a Paraíba como um destino cada vez mais atrativo. ‘O governo estadual tem investido de forma estratégica para fortalecer ainda mais esse setor, que se confirma como um dos pilares da recuperação econômica do estado”, comenta.

“O desempenho do setor turístico na Paraíba demonstra o impacto das políticas públicas implementadas, como as ações da Empresa Paraibana de Turismo e da nossa Secretaria. O turismo tem se consolidado como um dos maiores motores da recuperação econômica do nosso estado e vamos continuar investindo nesse setor estratégico para garantir que mais paraibanos se beneficiem dos frutos dessa evolução”, afirma, Rosália Lucas, Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba.

Os dados do CAGED, coletados a partir dos sistemas eSocial, CAGED e Empregador Web, oferecem uma visão detalhada sobre as admissões e desligamentos no mercado de trabalho formal, ajudando a monitorar a evolução do emprego no país e nas unidades federativas, como a Paraíba.